quinta-feira, 30 de julho de 2015

A História de GTA 1 e 2

Grand Theft Auto
Grand Theft Auto, agora referido como Grand Theft Auto 1 (ou GTA 1), foi o primeiro jogo da franquia Grand Theft Auto, lançado para PC, PlayStation 1 e mais tarde para Game Boy Color.
Grand Theft Auto: London 1969 foi feito como uma expansão para GTA 1, e Grand Theft Auto: London 1961 também foi uma expansão para London 1969. Ambas as expansões requerem uma cópia de GTA 1 para serem jogadas.
O nome original do projeto era Race N' Chase, desenvolvido pela DMA Design para PlayStation, Windows 95, DOS, Sega Saturn e Nintendo 64. O jogo seria de mundo aberto onde o jogador poderia escolher entre ser um ladrão, onde você fugiria da polícia, ou a polícia onde você perseguiria o ladrão.
Enredo
Liberty City

  • Gangsta Bang

O jogador começa na cidade de Liberty City, e começa a trabalhar para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano. Na gangue você tem que fazer diversos serviços, desde roubar carros até matar membros da polícia, e também matar o advogado de uma gangue rival chamada Sonetti Gang. Quando o jogador realiza missões suficientes, a mão direita de Don Sonetti, Cabot tem uma conversa com você, e diz que se algum dia o jogador se encontrar com Sonetti, você morre.

  • Heist Almighty
Novamente o jogador deve fazer várias missões para passar desse nível. Logo de cara, Bubby te liga dizendo que "Sasha" foi sequestrada (ao falhar nessa missão é revelado que Sasha é a cadela de Bubby). O jogador pode escolher entre resgatar Sasha ou falhar a missão, se a missão falhar, os policiais vão encontra-la e resgata-la. Depois que o jogador faz mais algumas missões (incluindo matar Sonetti), Bubby te chama novamente. Bubby diz que você fez um bom trabalho mas os policiais estão quase te pegando, e para te esconder, ele te envia em um voo para San Andreas.

San Andreas

  • Mandarin Mayhem
Ao chegar em San Andreas, o jogador contata a gangue do Tio Fu, e começa a trabalhar para eles. Quando o jogador faz missões suficientes, ele ganha permissão para conversar com o chefe da gangue, e descobre que ele esta construindo um enorme sindicato de crime, e o jogador deve honrar sua gangue.

  • Tequila Slammer
Agora o jogador trabalha para El Burro. Quando o jogador faz alguns trabalhos para a gangue, ele é chamado para visitar o chefe em sua casa, lá ele diz que o jogador fez um bom trabalho e vai lhe dar uma recompensa, e o manda para a cidade de Vice City

Vice City

  • Bent Cop Blues
Um policial chamada Samuel Deever te contata por que aparentemente a polícia fez alguma merda. Agora o jogador trabalha para ele com a mesma rotina, quando faz algumas missões Deever o chama novamente e fica bravo depois de descobrir que você era um criminoso. Se o jogador encontrar com Deever novamente você pode mata-lo.

  • Rasta Blasta
Agora o jogador trabalha para o Irmão Marcus, e a maioria dos seus trabalhos envolvem assassinatos. Depois de conquistar sua confiança com alguns trabalhos, ele te chama e diz que você fez um bom trabalho, e o dispensa dos seus serviços.
Armas
GTA 1 tem um total de quatro armas diferentes, além das armas você também pode bater nos inimigos, atacar inimigos com os punhos não mata mas o deixa imobilizado por alguns segundos. Nesse jogo também tem o botão de arroto e pum, mas eles não tem efeito nenhum sobre os inimigos.

  • Pistola: É uma arma lenta mas mata com um único tiro, a munição dessa arma pode ser facilmente encontrada em delegacias e hospitais, e também essa é a arma primária de policiais e bandidos.
  • Metralhadora: Arma de tiro rápido mas só pode ser encontrada em locais específicos e não tem muita munição. Ela é usada por policiais quando seu nível de procurado é de quatro estrelas.
  • Lança-foguetes: É usada para destruir carros a matar múltiplos inimigos, prédios também começam a pegar fogo quando atacados com essa arma, ela é muito rara no jogo.
  • Lança-chamas: Pode explodir um carro facilmente e queima as pessoas, é boa para atacar um grande número de inimigos mas também é uma arma rara.
Controvérsia
O jogo aborda um tema violento, gerando uma grande controvérsia, mas essa controvérsia foi intencional e serviu para aumentar o número de vendas ja que GTA foi o primeiro jogo a ter esse tipo de tema. Essa "estratégia de venda" de jogos violentos passou a ser usada desde então, e até hoje é usada, como foi o caso de Hatred por exemplo.

Grand Theft Auto 2
GTA 2 foi o segundo jogo da franquia Grand Theft Auto. Foi lançado mundialmente no dia 22 de outubro de 1999 pela DMA Design (atualmente chamada de Rockstar North) para PC e PlayStation 1. Mais tarde também ficou disponível para Dreamcast e Game Boy Color.
GTA 2 foi o primeiro jogo da série a usar tecnologia 3D, embora o jogo não seja em terceira pessoa como GTA 3, a tecnologia 3D foi usada em prédios, carros e postes para dar um visual melhor para o jogo.
Jogabilidade
O protagonista do jogo se chama Claude Speed. O jogo se passa em Anywhere City, que é dividia em três setores: Comercial, Residencial e Industrial. Cada distrito possui três gangues, e cada gangue te da missões por meio dos telefones. Cada distrito também possui um nível máximo de procurado:

  • O distrito comercial permite o nível de procurado até o nível quatro, que faz a equipe da SWAT ir atrás de você.
  • O distrito residencial vai até o nível cinco ma versão de PC, onde o FBI vai atrás de você, e nível seis na versão de PlayStation, onde o exército persegue o protagonista.
  • No distrito industrial o nível máximo é o nível seis, onde o exército te persegue com soldados, tanques e veículos militares.
Para salvar o jogo, o jogador deve ir até uma das Igrejas de "Jesus Saves" (Jesus salva), que só podem ser encontradas seguindo o som de um órgão de igreja ou roubando uma Van de TV, onde a antena no topo aponta a direção para essas igrejas. Ao chegar na Igreja, o jogador deve pagar uma quantia de $50,000 para salvar.
Respeito
Cada gangue dos três distritos tem uma gangue com relação neutra e uma gangue rival. O jogador ganha respeito de uma gangue ao matar os membros da gangue rival, mas naturalmente, perde o respeito da gangue atacada, uma gangue com respeito muito baixo vai atacar o jogador assim que ele entrar em seu território. Em algumas partes, os membros da gangue usam somente pistolas, mas dependendo do quão baixa é a sua relação com a gangue, as armas aumentam sua potência. O respeito também é ganho ao realizar missões para as gangues, ao ter um nível de respeito alto, as missões ficam mais difíceis mas dão uma recompensa maior. O jogador pode descobrir qual é sua gangue rival ao usar o telefone azul de cada território.
Missões
Existem missões de três leveis diferentes: fácil, com os  telefones verdes, médio, com os amarelos (que pagam mais mas requerem um certo nível de respeito), e difícil com o telefone vermelho, que pagam muito bem mas são bem difíceis e requerem o respeito máximo. Ao completar uma missão o jogador ganha dinheiro, respeito, e um multiplicador de dinheiro. Em algumas missões o jogador também pode ganhar acesso a novas partes das cidades, novos veículos e novas armas.
Área Bônus
Depois de completar cada level na versão de PC, além de ter acesso á um novo distrito, você também tem acesso á áreas bônus. Existem dois tipos diferentes em cada área: Destruindo Caminhões de sorvete, e um tipo de corrida contra o relógio (matar pedestres e membros de gangue dão mais tempo).
Missões Bônus
Em cada cidade há uma "missão secundária", a maioria recompensa o jogador com mais vida ou mais dinheiro, mas três missões podem dar carros específicos:

  • Chacina: matar muitas pessoas ou explodir muitos carros ao mesmo tempo.
  • Símbolos do jogo: Ao coletar todos os símbolos de cada área você desbloqueia um carro, existem 50 símbolos em cada área.
  • Carros do Wang: Encontrando oito carros GT-A1 no Distrito Residencial.
Gangues
Há um total de 7 gangues no jogo:

  • Zaibatsu Corporation - o símbolo é um Z amarelo.
  • Loonies - o símbolo é uma carinha sorridente piscando.
  • Yakuza - o símbolo é um Yen azul (¥).
  • Cientistas SRS - o símbolo é um escudo dourado.
  • Rednecks - o símbolo é a bandeira dos confederados.
  • Mafia Russa - o símbolo é uma estrela vermelha.
  • Hare Krishna - o símbolo é uma flor laranja.
No jogo você trabalha para cada uma das gangues até conseguir o respeito máximo de cada uma delas, e então você mata o chefe de cada gangue para se tornar o chefão do crime.
Multiplayer
GTA 2 foi o primeiro jogo da série a ter suporte multiplayer. Podia ter um server com até 6 jogadores. Há 3 pequenos mapas feitos para um número menor de jogadores, assim como 3 distritos com carros e armas.

Propaganda
A intro do jogo foi retirada de uma propaganda de oito minutos do jogo. Ela foi filmada em Nova York. Claude Speed foi feito pelo ator Scott Maslen, que atualmente atua em uma série de sucesso na Inglaterra.
Recepção
GTA 2 teve críticas boas e ruins, a maioria dos críticos elogiaram o jogo por causa da sua liberdade e boa jogabilidade, enquanto outros críticos disseram que não teve quase nenhum avanço comparado ao primeiro jogo.
Grand Theft Auto 2 vendeu mais de 250,000 cópias e é considerado um dos melhores jogos pra PS1.