sábado, 27 de junho de 2015

Quem é Nightmare - Soul Calibur

Nightmare é o vilão principal da franquia de jogos de luta, Soul Calibur. Ele fez sua primeira aparição em Soul Edge, mas ele passou a receber mais destaque em Soul Calibur. Ele é o carregador, herdeiro e a encarnação viva da espada amaldiçoada, Soul Edge (essa espada gigante com um olho), que é o objetivo da maioria dos personagens da franquia.
Nightmare aparece de várias formas diferente na maioria dos jogos da série, aparecendo em Soulcalibur, Soulcalibur II, Soulcalibur III, Soulcalibur III: Arcade Edition, Soulcalibur Legends (como um boss não jogável), Soulcalibur IV, Soulcalibur: Broken Destiny, Soulcalibur V, Soulcalibur: Lost Swords e Soulcalibur: Unbreakable Soul. O Nightmare visto nos dois primeiros jogos é Siegfried Schtauffen, possuído pela maldição da espada no final de Soul Edge. O Nightmare que aparece em Soul Calibur 3 e 4 é Inferno, que usa a armadura descartada de Siegfried. O Nightmare de Soul Calibur V e Soul Calibur: Lost Swords é um novo ser, Soul Edge possui o corpo de um espadachim e usa o nome falso de "Graf Dumas", que planeja ressuscitar o poder total de Soul Edge.

Nightmare é retratado nos jogos como uma criatura violenta e impiedosa, que procura constantemente por almas para restaurar a Soul Edge. Ele despreza os humanos e os considera "patéticos" e "tolos", sem mostrar piedade alguma pelos outros, mesmo aqueles que o servem, como é mostrado em Tales of Soul, onde ele considera matar sua leal serva, Tira.
As únicas coisas em sua alma são destruição e condenação. Em Soul Calibur V ele é referido como o símbolo da destruição.
Aparência
Fazendo jus ao seu apelido, Nightmare aparece como um ser das trevas que usa uma armadura de cor azul-escuro que cobre a maior parte de seu corpo. Sua característica física mais perceptível é seu braço direito, que foi transformado em uma garra enorme com três dedos, com ossos pontudos saindo dele. Ele carrega a Soul Edge na mão esquerda, simbolizando sua polaridade com Siegfried. Ao passar dos anos, sua aparência foi ficando cada vez mais demoníaca, sob a influência da Soul Edge sobre o corpo do herdeiro. Durante os eventos de Soul Edge, ele era somente uma armadura com um braço gigante e um elmo com chifres. Em Soul Calibur II sua aparência mudou, e agora ele tem um longo cabelo vermelho e uma estrutura semelhante a asas de morcego substituíram os chifres. Mantendo uma forma física, sua armadura não sofreu muitas mudanças desde o primeiro jogo, mas um pouco mais desgastada. Em Soul Calibur III, a mutação em seu braço direito afetou até mesmo seu peitoral, e seu ombro e peito se transformaram em uma mandíbula enorme com dentes afiados. Em Soul Calibur IV, Nightmare parece ter substituído seu corpo por uma energia negra. O que antes era corpo agora se transformou apenas em uma armadura de ferro e ossos, a mandíbula enorme em seu ombro e peito agora foram substituídas por uma única mandíbula na barriga, que fica aberta mostrando uma esfera de energia, por causa da mandíbula sua cintura fica aberta, e a única coisa que conecta seu corpo á suas pernas é a energia maligna, a garra parece ter se unido á armadura, dando á ela uma aparência muito mais metálica. Não tendo mais Siegfried como herdeiro, suas armaduras sofreram mutações muito mais severas, e em Soul Calibur IV ele se assemelha á Night Terror.
Seguindo a destruição do Soul Calibur original, em Soul Calibur V Soul Edge consegue um novo herdeiro, resultando em um novo Nightmare, sua aparência fica um pouco menos demoníaca, se assemelhando ao Nightmare de Soul Calibur II. Ele mantém um longo chifre em seu elmo como nos antigos designs, e seu chifre e braço direito possuem um brilho alaranjado. Apesar de ter um novo herdeiro, seu estilo de luta se mantém o mesmo dos outros jogos, e assim como Nightmare, a Soul Edge também voltou a ter uma característica mais semelhante aos jogos antigos, mas mesmo assim possui um design único para o jogo. Em Legendary Souls, a versão do Nightmare de Soul Calibur IV aparece como um dos oponentes, mas a sua energia negra que ele possuía foi substituída por chamas, lembrando um pouco a aparência de Inferno.
No spinoff, Soul Calibur Legends, Nightmare se assemelha á sua aparência de Soul Calibur III, mas notavelmente mais demoníaco, com uma mandíbula em seu joelho esquerdo igual á de seu ombro direito.
Habilidades
Nightmare é incrivelmente poderoso devido á encarnação de Soul Edge. Ele possui as incríveis habilidades da espada, como é mostrado quando ele derrota vários inimigos de uma vez, mesmo com apenas o espírito de Soul Edge, e uma imensa força física, como é mostrado em sua batalha com Siegfried, onde um único golpe da espada destruiu todo o Castelo de Ostreinsburg. Nightmare também possui a habilidade da Semente do Mal (Evil Seed), que provoca uma chuva de energia que drena a alma dos inimigos, e ele também pode drenas energia em massa com uma técnica chamada "Onda de Almas", que drena a alma de todos ao redor de Soul Edge. Ele também pode criar clones mais fracos de si mesmo. Ele também pode controlar qualquer pessoa que ja teve contato suficiente com a Soul Edge, e ele pode reviver aqueles que foram mortos pela sua espada para usa-los á seu favor. Em Soul Calibur IV, quando Nightmare quase atingiu seu poder máximo sua força ficou tão grande que ele conseguiu controlar toda a cidade de Ostrheinsburg, amaldiçoando o lugar e fazendo de todos, seus escravos, matando todas as pessoas comuns que tiveram suas almas afetadas pela Soul Edge. Ele possui numerosas habilidades de manipulação de fogo, podendo colocar fogo na própria espada para aumentar seu dano, e se ele atingir seu poder máximo, ele pode soltar uma onda de fogo de seu corpo que se espalhará e consumirá todo o mundo.
História
Nightmare (Siegfried)
Soul Edge (jogo)
Mesmo que Soul Edge tenha feito sua estréia oficial em Soul Calibur, ja havia um "protótipo" do seu personagem em Soul Edge. Ele era um personagem desbloqueável chamado Siegfried!. Siegfried! é uma versão alternativa do Siegfried normal que é visto possuído em sua ending não oficial. Essa versão é bem diferente da de Soul Calibur, com uma armadura vermelha tendo muito mais músculos a vista e sem o braço monstruoso:
Soul Calibur
Em Soul Calibur, sua aparência foi mudada e ele foi transformado em um personagem oficial, mas com várias mudanças em sua aparência. Sua armadura vermelha foi mudada para uma azul-escuro com um design muito mais metálico. Foi aí também onde apareceu o braço com as garras. O corpo de Siegfried foi aos poucos se modificando pelo terrível poder da espada, fazendo seu braço direito se transformar em uma garra enorme. Apesar do seu braço ser enorme e possuir apenas três dedos, suas habilidades de combate não foram afetadas. A Soul Edge também sofreu algumas alterações, ficando maior e ganhado um olho, uma característica que se tornou marca registrada da arma, inspirando outros personagens, como o Charade.
Nightmare era um personagem novo com movimentos muito semelhantes aos de Siegfried, que mais tarde foi adicionado ao jogo com uma mínima mudança em seu sistema de batalha. O jogo explica como Siegfried conseguiu a Soul Edge com seu antigo dono, o pirata Cervantes de Leon e o demônio que respondia á ele, Inferno. Depois disso a espada conversou com ele, prometendo ressuscitar seu pai se ele a ajudasse a reunir almas. Sem saber que aquilo era um truque para restaurar os poderes da espada, Siegfried começou a obedecer seus desejos e aos poucos foi sendo consumido pela espada, e assim surgiu Nightmare.
Soul Calibur II
Nightmare de Soul Calibur II é praticamente o mesmo, com pequenas mudanças em seu estilo de luta, principalmente em sua postura. Como diz em sua história e na de outros personagens, ele formou um grupo com  Astaroth, Isabella "Ivy" Valentine e Aeon Calcos com o objetivo de conseguir reunir mais almas em menos tempo e restaurar o poder da espada. Mas durante o ritual de restauração do poder da Soul Edge, o Castelo onde eles estavam foi atacado por Kilik, Maxi e Chai Xianghua. Com seus aliados derrotados ou desaparecidos, Nightmare teve que enfrentar Kilik e Xianghua sozinho, e acabou sendo derrotado, e o local onde eles se enfrentaram entrou em colapso. Depois de acordar, Siegfried, aparentemente livre, voltou a si e tentou se afastar do mundo para esquecer os pecados que cometeu quando estava possuído pela espada. Mas a espada lentamente reganhou o controle sobre ele e Nightmare ressurgiu para iniciar um novo massacre pela Europa.
Soul Calibur III
Antes dos eventos de Soul Calibur III, Nightmare enfrentou Raphael Sorel na Capela de Ostrheinsburg e o derrotou. Quando ele se aproximou dele para mata-lo e pegar sua alma, a mente de Siegfried começou a confrontar a Soul Edge tentando se libertar, Raphael, olhando Nightmare de pé e parado por causa da resistência de Siegfried, atacou e perfurou o olho da Soul Edge. Isso permitiu á Siegfried libertar seu corpo e a sua espada sagrada, Soul Calibur, que também estava presa dentro da Soul Edge. Quando estava temporariamente com sua sanidade, ele atacou a Soul Edge com a espada sagrada e as selou juntas, unindo seus corpos (formando a Soul Embrace). Contudo, o espírito da Soul Edge fugiu da espada e entrou na armadura de Siegfried, que ele rapidamente descartou depois de libertar seu corpo. Eventualmente, o imortal misterioso Zasalamel encontrou a armadura e criou um novo corpo para a Soul Edge usando as incontáveis almas malignas que assombravam Ostrheinsburg. Esse novo Nightmare reiniciou seu reinado de terror á procura do restante da Soul Edge e de Siegfried, e também um novo herdeiro, ja que o corpo que usava era altamente instável.
Soul Calibur IV
Em Soul Calibur IV, todo o corpo de Nightmare foi completamente possuído pela Soul Edge.
Quando a história começa, Nightmare e Siegfried se encontraram mais uma vez na Catedral Perdida. Soul Edge conseguiu se libertar da Soul Embrace por causa da magia feita por Zasalamel. Nightmare ficou com a espada amaldiçoada e Siegfried se tornou o novo portador da Soul Calibur. Os dois lutaram e os golpes das espadas destruiu a Catedral, e os poderes das espadas eram tão fortes que criou um portal que sugou os dois para um outro local.
Convenientemente, Nightmare e a Soul Edge caíram em Ostrheinsburg. As ondas criadas pelo encontrar das duas espadas despertou os fragmentos da Soul Edge pelo mundo. Os fragmentos foram atraídos pela Soul Edge, e ela restaurou sua forma completa. Quando as sementes de Nightmare atingiram a terra, Ostrheinsburg se tornou um local amaldiçoado que Nightmare usou para devorar mais almas. Ele então se preparou para sua batalha final contra o portador da Soul Calibur.
A história também mostrou Algol, o rei ancião, que era poderoso o suficiente para resistir aos poderes da Soul Edge e criou a Soul Calibur caso a Soul Edge precisasse ser destruída, ele construiu imitações de si mesmo portando as duas espadas simultaneamente enquanto planejava sua ressurreição para voltar ao seu posto de rei.
Soul Calibur V
Após a destruição da Soul Calibur, Soul Edge foi quebrada e espalhada ao redor do mundo. Contudo, servos que ainda eram leais á espada amaldiçoada conseguiram reunir seus pedaços e reconstruir a espada do melhor jeito que conseguiam. Eventualmente, ela despertou e procurou um novo herdeiro. Cinco anos depois, Nightmare ressurgiu, e diferente do "antigo Nightmare" que saía pela Europa causando um genocídio monstruoso, o "novo Nightmare" prefere subterfúgio e diplomacia. Ele assumiu o nome de Dumas e se tornou parte do círculo interno do Imperador Rudalf II do Sagrado Império Romano. Ele se tornou o Conde do Reino da Hungria. E dessa posição, ele enviaria servos que reuniriam os últimos pedaços da Soul Edge enquanto organizava inocentes considerados "malfesteds" (pessoas corrompidas pelo poder da Soul Edge) para reunir almas que aumentariam seu poder.
Em 1607, Graf Dumas manipulou Patroklos para parte do seu "malfested" dizendo que o ajudaria a encontrar sua irmã desaparecida, Pyrrha. Eventualmente, Patroklos violentamente deixa seus serviços e foge, Mais tarde, depois de se reunir com sua irmã, ele encontrou Dumas, que tinha atingido seu poder total e se revelou como Nightmare. Ele ataca Patroklos mas é detido por Pyrrha, que se tornou o verdadeiro malfested (Pyrrha Ω). Com seu poder restaurado, Nightmare e seus seguidores corrompidos causaram uma guerra pela Europa Central. No Castelo Denevér, ele é derrotado e morto por Z.W.E.I., e Pyrrha se torna a nova herdeira da Soul Edge. Pyrrha é derrotada por Patroklos e no final as duas espadas, Soul Edge e Soul Calibur, são seladas novamente no Caos Astral (o reino original das espadas).

Estilo de Luta
As estratégias de luta de Nightmare são praticamente iguais por toda a série. Ele tem ataques lentos mas poderosos, que causam um dano alto no inimigo. Em Soul Calibur IV, quando ele fica completamente possuído pela espada, seus ataques ficam rápidos e fortes, e podem jogar o inimigo no ar para iniciar uma sequência de combos.