quinta-feira, 28 de maio de 2015

Quem é Ryo Sakazaki - Art of Fighting/King of Fighters

Ryo Sakazaki é o personagem principal da antiga série de jogos de luta Art of Fighting, e atual lutador de King of Fighters (as duas séries da SNK). Ele tem o apelido de "O Dragão Invencível" (Muteki no Ryu).
História
Ryo é o filho de Takuma Sakazaki e Ronnet Sakazaki e irmão mais velho de Yuri Sakazaki. Como Ryo estava predestinado a se tornar o sucessor de Takuma, ele começou seu treinamento quando criança. Seu pai ensinou a ele o princípio da auto-confiança, onde sua própria força poderia mudar o mundo. Mais tarde ele ganhou um grande amigo e parceiro de treino quando Robert Garcia entrou em seu dojo.
Em seu aniversário de 10 anos, sua mãe morreu em um trágico acidente de carro. Quando ele ficou mais velho, seu pai saiu de casa e deixou Ryo cuidando de Yuri enquanto estava fora. Ele fez isso trabalhando em construções e se esforçando continuamente para defender seu dojo. Lembrando das lições de seu pai durante seu treinamento, ele começou a fazer lutas de rua, apanhou no início mas eventualmente passou a ser um renomado e temido lutador.

Art of Fighting

No primeiro Art of Fighting, Yuri é sequestrada por um grande criminoso chamado Mr. Big, considerado o criminoso mais perigoso de sua cidade, Southtown, depois de Geese Howard. Durante sua jornada, ele conheceu um garçom chamado King (e mais tarde descobre-se que King é uma garçonete), que o guia até a localização de Mr. Big. Com a ajuda de Robert e King, Ryo confronta e derrota o chefe. Ele faz Mr. Big leva-lo á um dojo de karatê onde um homem misterioso (Mr. Karate) o desafia. Quando Ryo o derrota ele ameaça a vida de Mr. Karate a não ser que ele revelasse o paradeiro de Yuri. Antes de ele dar o golpe final, Yuri aparece e revela que Mr. Karate é na verdade o pai deles, Takuma Sakazaki. Após onze anos separados, a família esta junta novamente.
Antes dos eventos de Art of Fighting 2, Ryo estava treinando em uma montanha e recebe um convite para participar de um torneio de luta chamado "King of Fighters", e aceita para testar sua força. Quando ele chega nas finais, o anfitrião do torneio, Geese Howard, o convida para fazer parte de sua equipe e trabalhar para ele, Ryo recusa e subsequentemente o enfrenta em seu escritório no topo da Geese Tower, Ryo consegue ganhar com um grande esforço, mas Geese consegue escapar e mais tarde é iniciada a história de Fatal Fury.
Em Art of Fighting 3, Ryo é reduzido á um personagem secundário do jogo que apoia Robert. Em sua ending, ele compra uma passagem de voo de volta para casa para Robert e sua irmã e deseja boa sorte aos dois. Além disso, ele ganha uma nova rival chamada Kasumi Todoh, que é mencionada mais tarde em King of Fighters.
Presumidamente, após o fim de Art of Fighting, Takuma se aposenta e deixa seu dojo para Ryo.
King of Fighters
A aparição de Ryo em Fatal Fury: Special como um boss secreto talvez tenha inspirado a SNK a criar sua série de jogos de luta mais notável de todas, King of Fighters. Tanto que a maior parte do elenco do primeiro KOF, Kinf of Fighters '94, é composta de personagens de Fatal Fury e Art of Fighting lutando lado a lado.Muitos detalhes foram recriados para que os personagens de Art of Fighting e Fatal Fury tivessem aparentemente a mesma idade. Embora os dois antigos protagonistas tenham um papel secundário na série, Terry e Ryo compartilham uma rivalidade amigável.
Através da série, o estilo de luta Kyokugen é visto como uma herança de família aprendida apenas pelos membros da família Sakazaki e pelos membros de seu dojo, como Robert. Ano após ano, o dojo Kyokugen recebe cada vez mais membros, mas muitos deles desistem devido ao seu treinamento rígido e as pessoas misteriosas que aparecem atacando o dojo. A família consegue deixar dois dojos funcionando ao mesmo tempo, um em Southtown e outro no México com Robert.
Ryo geralmente se junta á Yuri, Takuma ou Robert para continuar espalhando a fama do estilo Kyokugen. Ele se esforça ao máximo para deixar sua irmã fora dos torneios a pedido de seu pai. Em King of Fighters 2000, ele coloca King na equipe, apesar dos protestos de seu melhor amigo.
Personalidade
Ryo é bem sério em relação á luta e muito leal á seus amigos e família. Ele aprendeu a ter disciplina através do treinamento de seu pai, Takuma. Ele trata Robert como seu rival durante as lutas, mas o trata como seu melhor amigo fora delas. Comparado ao pensamento de Yuri e Robert, Ryo acredita que pode se tornar mundialmente reconhecido através de trabalho duro e treinamento. Tendo criado ele mesmo e sua irmã durante sua infância, Ryo luta contra seu desejo de protege-la mas quer ve-la crescer e tem orgulho de sua força e sua maturidade.
É implicado que existe uma relação amorosa entre ele e King. Ele a vê como uma boa amiga, e aparentemente King gosta dele não só como um amigo depois ele a ajudou a cuidar de seu irmão em Art of Fighting 2. A relação entre eles é referida por muitos lutadores durante King of Fighters, inclusive sua própria irmã, Yuri, onde durante o modo história de King of Fighters XIII, Yuri menciona que Ryo e King saem juntos.
Estilo de Luta
Ryo foi ensinado a ser "como um tigre" através do estilo Kyokugen Karatê. Seus ataques principais se resumem á seus socos poderosos parecido com o estilo de seu pai. Seu golpe principal, Tenchi Haou Ken (Punho Supremo do Céu e da Terra) é um exemplo de seu treinamento, pois o golpe se resume á vários socos poderosos em uma grande velocidade.
O estilo de Ryo em Art of Fighting e King of Fighters se diferem em algumas características, como sua posição de luta. Seu Kohou (Rugido do Tigre) pode ser feito com ele olhando para frente (em KOF) ou para o fundo (em Art of Fighting)