sábado, 30 de maio de 2015

Quem é Chun Li - Street Fighter

Chun Li é uma lutadora da série de jogos de luta Street Fighter. Ela foi a primeira personagem feminina a aparecer na série e é um dos personagens mais conhecidos da franquia, junto com Ryu e Ken. Introduzida em Street Fighter 2, Chun Li era a única mulher no jogo, assim como uma das personagens mais jovens, embora não seja tão forte quanto os outros personagens, ela é a mais rápida. Além disso, Chun Li foi a primeira personagem jogável feminina a aparecer em um jogo de luta.
Seu ataque mais famoso é o Hyakuretsukyaku, um golpe especial onde ela da vários chutes seguidos no oponente em uma grande velocidade.

História
Aos cinco anos de idade, Chun Li assistiu pela primeira vez uma ópera chinesa (Peking Opera), da qual ela se fascinou e de inspirou á se tornar uma lutadora.
Ela começou treinando Tai-Chi. Contudo, os golpes do Tai-Chi eram muito diferentes dos belos movimentos que ela viu na Peking Opera. Pouco tempo depois, seu pai ensinou á ela o Xiao Hong Quan, e vários outros golpes do Kung Fu. Com isso, as habilidades de Chun-Li com a arte marcial chinesa cresceram rapidamente. Chun-Li usa mais chutes do que socos em sua luta, ela aprendeu isso com seu pai, que também possuía "pernas lendárias" que desferiam chutes poderosos. Chun-Li continuou desenvolvendo seus ataques de perna, pegando golpes de várias outras artes marciais diferentes, como Capoeira, Karatê, Taekwondo e eventualmente acabou criando seu próprio estilo de luta.
Mais tarde Chun-li se tornaria uma detetive aos 18 anos de idade esperando encontrar seu pai desaparecido. Mais tarde ela seguiu os passos de seu pai e se tornou uma policial que investigava grandes traficantes, e acabou entrando na Interpol.
Street Fighter Alpha 2

Chun-Li era uma agente da Interpol que estava investigando o desaparecimento de seu pai. Durante uma luta amigável com seu professor e amigo de seu pai, Gen, ele da uma pista á ela sobre quem poderia estar envolvido no desaparecimento de seu pai, uma misteriosa associação criminosa chamada Shadaloo. Ao encontrar o líder da associação, M. Bison, ela ordena que ele conta á ela o que aconteceu com seu pai, mas Bison ataca ela e surpreendentemente, a derrota com facilidade, ele voa para longe rindo de Chun-Li, e diz que se ela ataca-lo novamente ele vai mata-la, assim como fez com seu pai. Com lágrimas no rosto, Chun-Li jura vingança.
Street Fighter Alpha 3
Chun Li se alia á um membro da Força Aérea Americana chamado Charlie Nash para ajuda-la a atacar e acabar com uma base do Shadaloo, mas Guile aparece dizendo que tem ordens para levar Charlie de volta á base, Chun-Li tenta impedi-lo mas antes que pudesse ataca-lo, Guile segura seus braços e diz que são ordens, e que Charlie nunca abandonaria um amigo passando por necessidades.
Depois de descobrir que Bison de alguma maneira enganou a força aérea e impediu um bombardeamento em sua base, Chun-Li, Charlie e Guile vão á Tailândia para plantar bombas na base que deveria ter sido destruída. Enquanto Charlie e Guile estavam plantando bombas no interior da base, as bombas são detonadas e Guile rapidamente sai agarrando o braço de Chun-Li e levando-a para longe da explosão.
Enquanto isso, Ryu estava enfrentando Bison dentro da base, e Chun-Li viu várias pessoas fugindo de lá, incluindo uma jovem garota (que mais tarde ela descobre ser a Cammy), acha Ryu e foge com ele. Mais tarde Guile informa á Chun-Li que Charlie estava dentro da base durante a explosão e provavelmente morreu dentro de lá. Apesar de ter feito pouco avanço no caso de seu pai, ela conseguiu provar o envolvimento da organização do Shadaloo e acabar com seus negócios.
Street Fighter 2
Chun-Li recebeu um convite para participar do segundo grande torneio de luta de World Warrior Tournment, e descobriu que Bison de alguma forma sobreviveu á explosão em sua base na Tailândia. Com isso, ela entra no torneio para confronta-lo e vingar seu pai de uma vez por todas. Seu desempenho no torneio não é claro, contudo, sabe-se que Bison finalmente foi derrotado nas mãos de Akuma.
Super Street Fighter IV
Depois de se aposentar, Chun-Li encontra na vida menos do que esperava, ainda se sentindo inquieta. Eventualmente, um caso de desaparecimentos em massa chama sua atenção, e seu espírito de luta a convence a lutar novamente. Logo, ela é rastreada por Guile, que mostra evidências que a corporação Shadaloo voltou á ativa. Ela diz que não vai lutar somente por seu pai, mas por si mesma, e que vai voltar a ser policial.
Colocando seu uniforme de luta, ela volta á Interpol e se junta á Guile e Cammy para derrubar a Shadaloo novamente e descobre o que realmente aconteceu com M. Bison. Após se recuperar de sua derrota por Juri Han, ela entra em um novo torneio para acabar com o Shadaloo de uma vez por todas, e acaba conhecendo Abel, que procura por pistas da organização Shadaloo. Durante esse torneio ela encontra Gen, e pede mais respostas sobre seu pai, ele se recusa a falar, mas ela não é capaz de força-lo. Mais tarde ela reencontra Juri, elas se enfrentam e Chun-Li vence, mas não consegue leva-la em custódia. Quando se infiltra na base da Shadaloo, ela cai em uma armadilha quando Vega ativa a sequência de auto-destruição da base, Gen a ajuda a sair da base e ela é resgatada por Guile e Abel.
Street Fighter 3: Third Strike
Depois de terminar o torneio, ela continua seu trabalho como policial mas deixa de ser uma lutadora para ser uma professora de arte marcial para crianças depois de acabar com o Shadaloo de uma vez por todas.  Mas Urien sequestra ema de suas alunas e Chun-Li vai atrás dele, após derrota-lo ela leva a criança de volta e continua treinando crianças órfãs.
Street Fighter 5
Chun-Li ja esta confirmada no novo jogo da franquia, junto com Ryu.
Biografia
O nome de Chun-Li tem origem do mandarim chinês, chūn significa "verão" e  significa "beleza", portanto seu nome significa "beleza do verão".

Chun-Li veste na maioria dos jogos um qipao azul com detalhes amarelos, qipao é um vestido chinês que ficou muito popular entre as mulheres no século 20. Mas seu vestido é modificado para permitir que seus golpes saiam com fluidez durante as lutas.
Mas em Street Fighter Alpha ela usa uma roupa bordada com calça colada e tênis atlético, mas continua com seus laços no cabelo e sua pulseira com espinhos.
Em Street Fighter IV, sua roupa alternativa é um vestido preto decotado com detalhes amarelos, com um sapato vermelho e pulseira amarela.
Personalidade
Originalmente, Chun-Li era uma jovem garota que idolatrava Ryu e o via como um herói, mas ao passar dos anos ela foi ficando cada vez mais dedicada e matura, e desenvolveu um forte senso de justiça. Ela faz de tudo para proteger os inocentes e não tem problema para entrar em lutas.
Ela é uma guerreira disciplinada, forte e corajosa. Como uma detetive da Interpol, ela leva seu trabalho muito á sério, mas também é elegante, bonita e alegre. Quando entra em uma luta, Chun-Li fica competitiva e não aceita facilmente a derrota, mas depois das lutas, ela é amigável com seus oponentes e geralmente faz aliados, e até mesmo amigos. Mas ela demonstra bastante foco e esforço quando enfrenta oponentes importantes, como Bison e Juri.

É possível ver Chun-Li ao lado de Zangief em uma cena do filme Detona Ralf.