quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O que é um M.U.G.E.N

Sobre
M.U.G.E.N é uma engine de jogos 2D que permite aos usuários criarem manualmente seus próprios personagens, fases, barra de vida e fundos diferentes. Os criadores podem baixar as partes individualmente e permitir á outras pessoas a mudarem  ou acrescentarem algumas coisas dentro do jogo. Com isso, até um programador amador pode criar seu próprio jogo de luta com centenas de personagens.

História
M.U.G.E.N foi inicialmente lançado em Julho de 1999 para MS-DOS, mas seu desenvolvimento foi interrompido quando a Elecbyte mudou para a Linux em Novembro de 2001. A Linux publicou um pedido de doações em seu site para continuar o projeto, mas o grupo parou o desenvolvimento e fechou o site em 2003. Mias tarde surgiram especulações de que uma versão BETA de um M.U.G.E.N de Windows foi entregada para os doadores. Em 2004 um hack "sem-limites" foi lançado que retirava a maioria das limitações. Após isso foram lançados vários updates e lançamentos feitos por fãs, arrumando os bugs e questões de compatibilidade.
A Elecbyte retornou em 2007 e lançou uma verão completa do M.U.G.E.N em Setembro de 2009. Essa nova versão tinha várias coisas novas, mas também muitos problemas, que precisavam de vários updates para a nova versão se tornar completamente compatível com as novas engines. Elecbyte prometeu que eles criariam um M.U.G.E.N completamente compatível, e eles mantiveram a palavra quando em janeiro de 2011, uma versão 1.0 do M.U.G.E.N foi feita. A nova versão arrumou a maioria dos bugs das versões anteriores e é compatível com quase todos os conteúdos anteriores.
O ultimo update do M. U.G.E.N foi feito em Agosto de 2014.
Jogabilidade
A jogabilidade dos jogos feitos pelo M.U.G.E.N é igual á maioria dos jogos de luta atuais. Os controles possuem um total de sete botões diferentes e vários modos diferentes, como o Arcade, Survival e o modo espectador. A quantidade de fases e lutadores depende do tamanho do hard-drive, assim como o espaço da tela de seleção do M.U.G.E.N. Algumas telas de seleção de personagens não precisam mostrar o ícone dos personagens, mas simplesmente diferenciá-los por categorias diferentes.
Vídeos de alguns M.U.G.E.Ns